quinta-feira, 26 de julho de 2012

2º Unifica-ação promoveu o diálogo entre as religiões e trouxe conhecimento espiritual, arte e emoção a Nova Friburgo

O 2° Unifica-ação aconteceu nos dias 21 e 22 de julho de 2012, no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo, RJ. Em 2011 a Casa de Assistência Mãos de Luz, realizadora do evento, sofreu grandes prejuízos materiais em sua sede devido às chuvas do mês de janeiro do mesmo ano e por isso o evento do ano passado foi realizado com grandes dificuldades. Esse ano, além de não ter havido imprevisto de tal magnitude, a equipe pode utilizar a experiência de organização adquirida e realizar um trabalho ainda mais belo para auxiliar a busca espiritual e a iluminação interior de quem teve o privilégio de estar presente no teatro Sânia Cosmelli, bem no centro da cidade.

A programação foi bastante diversificada, contando com palestrantes locais e de outros estados do Brasil, além de oficinas ministradas pelos mesmos e apresentações artísticas, que complementaram e proporcionaram um conteúdo espiritual profundo, mas ao mesmo tempo descontraído e envolvente, fazendo com que o tempo tenha passado muito rápido para quem esteve lá presente.

No sábado, o evento foi aberto com uma bela oração proferida por Antônio Carlos e apresentação do músico Maurício Freitas. A primeira palestra foi do pintor mediúnico Daniel Sossi, de Jundiaí, SP, cujo tema foi "A imagem para a mediunidade". Nela Sossi pode contar como desenvolveu a habilidade e o dom da psicopictura e como esse trabalho auxilia as pessoas para que, através do conhecimento visual de seu guia espiritual, possam estabelecer um elo mais profundo com o mesmo e assim facilitar sua busca pelo autoconhecimento. Veja um trecho de sua palestra pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=EDp_YzHO6CI&feature=youtu.be



Antônio Carlos proferindo a oração de abertura

Músico Maurício Freitas

O pintor Daniel Sossi e a imagem pintada por ele durante o evento

A seguir, foi a vez da monja zen-budista Heishin Gandra, de São Paulo capital, cujo tema da palestra foi "Como construir uma cultura de paz e justiça com base na não-violência". Como o próprio título diz, ela abordou como a sociedade ocidental atual está imersa numa cultura onde a competição, o egocentrismo e prazer nos bens materiais dita a organização social e o ritmo de vida das pessoas, de uma forma que as afasta da busca pela espiritualidade e do cultivo do amor em seus corações. Foi muito proveitosa sua explanação não só por trazer a oportunidade de reflexão sobre temas tão importantes, mas também por abordar o tema de uma forma não convencional para os espiritualistas brasileiros, acostumados em sua maioria ao enfoque judaico-cristão da espiritualidade.
Monja zen-budista Heishin Gandra

Na parte da tarde, o grupo Mangalam, de Nova Friburgo, fez sua segunda participação no Unifica-ação, já que estiveram na edição de 2011. Conhecidos do público friburguense e carioca, brindaram a todos com sua música cativante, eclética, porém de influência predominantemente indiana, incluindo mantras e bhajans devocionais, mas com uma batida e um toque bem brasileiro.
Grupo Mangalam durante sua apresentação

Depois foi a vez da palestra do professor Adilson Marques, de São Carlos, SP: "Educação e espiritualidade: compreendendo a proposta universalista da animagogia". Marques contou sua trajetória e o trabalho que desenvolve na pesquisa de assuntos espiritualistas com representantes de diferentes filosofias e religiões, as entrevistas que faz com entidades desencarnadas através de seus respectivos canais e o embasamento teórico que esse conteúdo adquirido proporciona para a mudança interior do ser humano.
Professor Adilson Marques

Em seguida, a psicoterapeuta Cristina Lessa Cereja, de Nova Friburgo, RJ, proferiu a palestra "Unificação e evolução: condutas morais para uma sociedade unificada". Ela contou como o projeto do Unifica-ação pode se tornar a semente através da qual haverá a criação de uma rede espiritual no Brasil e, quiçá, no mundo, onde todas as filosofias, religiões e, também, a ciência e a arte, podem caminhar juntas, auxiliando a humanidade a promover a sua verdadeira transformação interior e a desenvolver o amor incondicional por tudo e todos, alcançando a tão almejada paz em nosso planeta.
Psicoterapeuta Cristina Lessa Cereja

Após, ocorreram as oficinas, ou mini-cursos, onde os palestrantes ofereceram um trabalho mais especifico para os participantes do evento, que puderam escolher qual participar, de acordo com os assuntos que mais lhe interessavam. Encerrando o primeiro dia, houve a apresentação teatral da Cia. Amigos da Luz, do Rio de Janeiro capital, com a peça "Morrendo e Aprendendo". Com muito humor e emoção, os atores passaram a ideia de como nossas atitudes durante a vida refletem nos acontecimentos futuros, envolvendo nossos semelhantes, e como as pendências "cármicas" só são resolvidas quando desenvolvemos o sincero perdão e amamos verdadeiramente tanto os outros quanto a nós mesmos.
Cenas da peça Morrendo e Aprendendo, da Cia. Amigos da Luz
No domingo, depois da oração e da apresentação musical de abertura, foi a vez do sacerdote umbandista Gero Maita, de São Paulo capital, que proferiu a palestra intitulada "Umbanda: a proto-síntese cósmica". Com muita segurança e desenvoltura, Maita retornou ao Unifica-ação para, desta vez, explicar sobre o significado original dos orixás como forças da natureza não personificadas e esclarecer muitos mal-entendidos difundidos popularmente em relação à Umbanda e que prestam um desserviço a essa religião que veio, antes de tudo, com o objetivo de auxiliar um grande número de pessoas a redescobrir sua essência interior e sua relação com a natureza e o mundo em suas diversas manifestações. Após a dissertação, Maita, com a ajuda de alguns companheiros umbandistas presentes no evento, presenteou a todos com cânticos sagrados da tradição, incluindo o belíssimo Hino da Umbanda. Ainda houve um momento marcante no final, quando o pastor Marcos Damazio, que palestraria mais tarde, foi convidado por Maita para subir ao palco para confraternizar todos juntos, agraciando os presentes com momentos emocionantes, demonstrando que, antes de pertencermos a crenças diferentes, somos irmãos e iguais perante Deus. Veja um trecho de sua apresentação pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=6cK1xkJkhRc&feature=youtu.be
Gero Maita em sua apresentação

O sacerdote umbandista Gero Maita e o pastor evangélico Marcos Damazio juntos no palco, em um dos momentos mais marcantes do 2º Unifica-ação

Depois, foi a vez da xamã Fátima Tolentino, de Belo Horizonte, MG, palestrar sobre o tema "Abrindo a visão do feminino: poder e força no caminho da auto-iluminação". Ela expôs como a sociedade na qual vivemos está estruturada em um sistema patriarcal e como essa situação desequilibra interiormente o ser humano, pois todos nós, homens e mulheres, temos em nossas almas os aspectos masculino e feminino que se completam, à imagem e semelhança de Deus, e por isso devemos trabalhá-los de forma equilibrada e harmônica para atingirmos a unidade com o Criador. Veja um dos momentos de sua apresentação no link: http://www.youtube.com/watch?v=75891ddENwg&feature=youtu.be
A xamã Fátima Tolentino

Na parte da tarde, Paulo Newton, violonista clássico, brindou os presentes com composições de Heitor Villa Lobos e contou sobre seu projeto de levar a música do maior compositor brasileiro para as escolas da região. Após, a psicóloga Sueli Meirelles, de Nova Friburgo, RJ, apresentou a palestra "Psicologia e emergência espiritual: como a psicologia transpessoal pode facilitar a ampliação da consciência". Ela trouxe abordagens da ciência na pesquisa sobre a mente e a alma e como trabalhar as percepções espirituais das pessoas para a ampliação de suas consciências e, como consequência, na resolução de seus problemas cotidianos e existenciais.
O violonista Paulo Newton no palco

A psicóloga Sueli Meirelles

O último palestrante foi o pastor evangélico Marcos Damásio, de Nova Friburgo, RJ, cujo tema de sua exposição foi "Amor, perdão e graça". Ele explicou como a fé pode nos ajudar a promover mudanças práticas em nossas vidas e como o exemplo de amor incondiconal de Jesus é perfeito para nos ajudar a escolher e trilhar nosso caminho pela vida. Ao final, Damásio pegou o violão, conduzindo a platéia com conhecidas músicas de louvor. Veja um techo no link: http://www.youtube.com/watch?v=5D7ER4anygQ&feature=youtu.be
O pastor Marcos Damazio
Após houve uma apresentação de dança do ventre da dançarina friburguense Juliana Najlah Louvise. Por fim, na cerimônia de encerramento, toda a equipe de organização do 2° Unifica-ação subiu ao palco para cantar juntamente com Maurício Freitas, em uma grande e animada festa.
Dançarina Juliana Najlah Louvise, em sua apresentação

Novamente, o Unifica-ação foi mais do que um evento universalista e espiritualista. Foi uma celebração da vida e um convite à sociedade para que ela possa refletir sobre o caminho que está seguindo, onde o afastamento das pessoas de sua essência divina interior as torna infelizes e provoca a crise que presenciamos na atualidade em todos os seus setores. A partir do momento em que todos voltarem-se para dentro de si mesmos, através doautoconhecimento, poderão reconhecer em seu semelhante a mesma chama divina que habita seus corações e assim poderão colocar em prática aquilo que é, na verdade, a essência de todas as religiões e filosofias espiritualistas: o amor incondicional pela Vida.

Equipe organizadora do 2º Unifica-ação

Veja uma homenagem em duas compilações de fotos feitas durante o evento nos links abaixo:



Até 2013, no 3° Unifica-ação!

Texto: Rodrigo Campos
Fotos e vídeos: Hugo Zanuto

Um comentário:

  1. E por ai, Deus e um só.
    parabéns aos idealizadores do Unifica-ação!
    A casa do meu pai tem muitas moradas.

    ResponderExcluir