quinta-feira, 12 de junho de 2014

O significado oculto das coisas

Atualmente vivemos nosso dia a dia de forma quase que automática, como robôs, praticamente sem nunca refletir sobre o porquê de estarmos em nossa situação presente, com as grandes dificuldades e as pequenas recompensas dos nossos esforços no trabalho, estudos e família. Algumas pessoas procuram investir seu tempo livre com atividades de lazer, umas saudáveis, outras não, e outras apenas se deixam levar pelo ócio do corpo. Independentemente da escolha o fato é que, pelo menos enquanto não estamos dormindo, nossa mente está sempre ativa. No nosso presente, no momento do agora, sempre estamos acompanhados dos nossos pensamentos e emoções. E não há nenhum momento no qual estejamos fora do ambiente das sensações que nos estimulam a agir de alguma forma.
 
Mas, o que parece é que a presença permanente da mente ativa incomoda a maioria das pessoas. Senão, por que elas reagem de forma tão automática perante os acontecimentos e desafios da vida? Seria muito mais proveitoso para o próprio progresso uma atitude de reflexão sobre tudo que acontece. Claro que não vamos ficar viajando no nosso universo interno enquanto, por exemplo, precisamos entregar um relatório urgente para o chefe. O que se quer dizer é que as decisões importantes do dia devem ser tomadas sempre com um norte bem definido. Uma pequena ação deve estar conscientemente inserida dentro de um plano maior cuja realização trará um avanço para o progresso do indivíduo como um todo. Essa atitude é que, somada a outras, trará um sentido para a vida.
 
O exercício de reflexão sobre as motivações das nossas atitudes molda o caráter dos nossos pensamentos e emoções e, por consequência, da nossa personalidade. Com isso, automaticamente passamos a perceber as entrelinhas da vida. Muito poucas vezes a importância das coisas está estampada em suas aparências. É o conteúdo oculto dos acontecimentos o verdadeiro tesouro que devemos buscar através do raciocínio e da intuição. E esse tesouro é incrivelmente diversificado, podendo atuar na infinidade de nuances do ser interior, aquele que é o nosso verdadeiro Eu.
 
 
Em outras palavras esse tesouro é o significado profundo que as coisas possuem. Assim sendo, por consequência, conclui-se que o tesouro é exclusivo para cada pessoa. Cada um chegará a sua conclusão sobre determinado assunto. Evidentemente que regras gerais devem existir para regular o convívio social, sejam de natureza prosaica ou espiritual. Mas a riqueza do mundo e do Universo está na diversidade dos seres que os compõem, incluindo suas respectivas opiniões, e saber contemplar essa diversidade é o que tornará livre a consciência da pessoa para que ela possa descobrir o seu lugar nas engrenagens da vida.
 
Quando a reflexão interior se torna rotina no cotidiano do ser, ele passa a se sentir bem ao acordar e em estar consciente do momento que está vivendo. Mesmo que esteja fazendo algo que não aprecia, sabe que executar aquela ação servirá para um bem maior, seja a nível individual ou coletivo, e é esse significado oculto que será sua força motriz para seguir em frente com satisfação.
 
Além disso há a famosa Lei Universal da Atração, tão conhecida pelas filosofias espiritualistas. Quando vibramos em uma determinada frequência, atraímos coisas que vibram naquela mesma frequência. Portanto, quando nos sentimos bem enquanto realizamos nossas atividades diárias, naturalmente chamamos situações que contribuem para nossa satisfação, e assim, em um círculo virtuoso, construímos a felicidade em nossas vidas.
 
Veja que não se fala aqui de crenças e religião, as quais, não obstante, podem ser instrumentos de felicidade. Mas o foco é mostrar que as leis que regem a ciência se aplicam igualmente aos assuntos da mente e da consciência interna. Ou seja, a felicidade passa a ser possível quando passamos a respeitar e seguir o caminho das leis da natureza e do Universo (ou as leis de Deus, como os religiosos preferem). Um exemplo é o estudo das ondas eletromagnéticas. A luz visível é apenas uma pequena parte do espectro. A maioria absoluta do campo eletromagnético que compõe o Universo não nos é possível observar com os olhos, no entanto, é ela que regula a maior parte das nossas atividades diárias. Assim é, na mesma proporção, com os significados ocultos das coisas, como dito anteriormente. São eles que devem estimular nossos pensamentos e sentimentos e regular as nossas decisões conscientes do cotidiano.
 
Portanto, passe a refletir com profundidade sobre tudo que vive. Não lamente das coisas não serem exatamente da forma que você gostaria que fossem, e nem fuja da responsabilidade do autoconhecimento. Sinta o que a vida quer lhe dizer com cada situação ou acontecimento. Pode parecer o contrário para o observador desatento, mas, na verdade, nada de ruim ocorre! O Universo está em constante expansão, então tudo acontece com a intenção deliberada de expandir a sua consciência. É uma corrente de energia impossível de ser bloqueada. Se você tentar negá-la, freá-la ou for à contramão irá sofrer. Mas se simplesmente cooperar, irá navegar nas águas tranquilas da confiança, da felicidade e da bem-aventurança.
 
Por UCNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário