domingo, 1 de fevereiro de 2015

Uma vida de trabalho

Abelhas trabalham duro: são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas além da polinização de grande parte das matas e florestas, garantindo a sua renovação. Por outro lado as árvores também trabalham duro gerando o oxigênio necessário a manutenção da vida no planeta, além de manter a umidade do ar e ajudar na regulação dos ciclos de chuva. Sem a interferência do homem abelhas e árvores tem, na própria natureza, todas as condições necessárias a sua sobrevivência. Porém, sem abelhas e sem árvores, a vida humana simplesmente não seria possível.


A vida precisa ser uma vida de cooperação entre todos os seres. De trabalho em prol do coletivo. O homem também tem sua função. O problema é que nos desviamos de nossa função, nos esquecemos dela, talvez nem a conheçamos mais. Com o individualismo instalado em nossa sociedade atualmente o trabalho passou em ser em prol do consumo, da construção de riquezas materiais e da manutenção daquilo que denominamos conforto. A ideia de que algo sempre nos falta nos domina hoje de tal forma que nunca estamos satisfeitos. Então trabalhamos para ter dinheiro, para poder aumentar nosso poder de consumo e neste afã destruímos e matamos. Perdemos a consciência de que a relação entre os seres existentes neste planeta é de interdependência.

O trabalho, porém, deve ser a fim de beneficiar o coletivo, o todo. Entendendo por todo não só os humanos, mas todas as espécies que coabitam este planeta conosco. A vida é uma vida de trabalho, mas para construção, para que possa haver fluxo, movimento.

Sendo os homens criaturas tão complexas vale observar que a contribuição que cada um dará não será de igual qualidade, intensidade ou ordem. Cada pessoa tem a sua contribuição a dar, particular e especial. Por vezes será para pessoas específicas ou grupos de pessoas, para algum animal, planta ou situação. Cada um, tendo consciência de si, sabe para o que é apto. E a recompensa pelo trabalho realizado não será a financeira, a qual estamos tão presos nos dias de hoje, mas a possibilidade de viver em equilíbrio, de ajudar no que nos for possível, tendo a consciência tranquila e a certeza de que também teremos nossas próprias necessidades supridas, sem precisar nos preocupar com elas, porque cada ser estará trabalhando em prol do coletivo. Talvez seja esse um mundo ideal, mas não custa sonhar. Também não custa plantar uma semente de solidariedade e fraternidade. Afinal, o que te motiva a exercer o seu trabalho?

Por UCNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário