segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como equilibrar a razão e a emoção em nosso ser?

Os pensamentos nos rodeiam a cada instante, circulam a nossa mente, tentando ativar sensações e emoções preservadas em nosso inconsciente. Todo dia, somos levados por uma onda de imagens, percepções, muitas vezes irreais, e desejos que surgem da nossa mente, tentando satisfazer o ego enraizado pelas necessidades materiais.

Até que ponto, temos o controle sobre a nossas ações mentais? Será que todos os pensamentos produzidos por nós, são realmente necessários?

Nosso corpo se equilibra na ponte entre a razão e os sentimentos. Somos impulsionados a oscilar entre o ser racional e emocional, hora tendendo para um lado ou para o outro, sem atingir o verdadeiro estado de equilíbrio. O desequilíbrio mental começa a surgir quando o nosso ser racional não consegue se adaptar a nossa sensibilidade, ou vice versa. E assim os pensamentos começam a surgir em nossa mente, e não sabemos se os ignoramos, através da nossa capacidade analítica e metódica de resolver as situações, ou deixamos que esses pensamentos se expandam influenciados pela emotividade, e sua imagética sonhadora.

E como equilibrar dois polos tão distintos: razão e emoção? Como construir pensamentos edificantes, aliando racionalidade e sentimentos? As questões podem ser respondidas com uma palavra: serenidade. A serenidade corresponde a um estado de espírito que sabe idealizar, pensar, sentir e concretizar. Ser sereno é ter a capacidade de condensar o nosso ser racional e nosso ser emocional, ao se deparar com diferentes situações. É deixar-se ser envolvido por uma postura tranquila, com um porte de observador, permitindo-se sentir e pensar, absorver o momento; saber expor uma opinião e entrar em estado de profunda concentração e meditação.


Serenidade é manter a mente livre de “achismos”; é ter a percepção real do que acontece em nossa volta. Para atingir esse estado e libertar-se dos pensamentos tumultuados vinculados a sentimentos desorganizados, devemos praticar um estado de consciência chamado: agora. Manter-se no agora é permitir-se direcionar os pensamentos nos movimentos que ocorrem ao nosso redor. E mais do que isso, é sentir a vibração desses movimentos.

Perceba quantas situações boas não foram vivenciadas por você porque sua mente e sentimentos estavam sendo direcionados a outro foco. Quantas belas tardes de domingo você deixou de aproveitar porque estava pensando nas obrigações do trabalho de segunda-feira. E é assim que a maioria das pessoas se comporta: pensando no amanhã sem plantar os frutos do hoje. Precipitando ações e sentimentos e sofrendo as dores da frustação.

Nosso corpo é formado por um campo de energias, a todo instante estamos captando outras fontes energéticas e as emanando. Os pensamentos e os sentimentos são como bússolas que conduzem essa energia a um foco, mesmo sem a nossa vontade e consentimento. Quando estamos desligados aos acontecimentos em nossa volta, naturalmente nos tornamos sucessíveis de receber cargas energéticas densas, que podem nos trazer desânimo e desconforto. Do mesmo modo que também somos atingidos negativamente quando direcionamos nossa energia a pensamentos ansiosos, nostálgicos que pouco contribuem com a nossa evolução moral e espiritual.

O estado de equilíbrio se mantém quando estamos atentos aos acontecimentos do presente, sem o desejo massivo de lembrar os acontecimentos passados e também inibindo os delírios produzidos pela visão utópica do futuro.

Sobre o prisma da espiritualidade, manter-se no agora equivale sentir e compreender o instante, entrando em estado de alerta para canalizar a intuição vinda do nosso Eu divino. Este é um dos segredos para uma vida plena, uma vida que une a inteligência e a emoção em todas as ações do cotidiano.

Vamos despertar a nossa consciência sobre a realidade física, desfazendo-nos dos pensamentos equivocados, que não possuem bases edificantes para o espírito. Sentindo verdadeiramente todos os elementos ao nosso redor, abrimos as portas para entrada da intuição. Com isso, nos tornamos mais capazes de nos conectar com o plano extrafísico do nível superior, descobrindo o real sentido da vida, que vai muito além dos nossos pensamentos.

Viver no agora é se integrar de corpo e alma, mente e coração, a um propósito maior de evolução coletiva. Os nossos pensamentos e sentimentos, principalmente aquele que acreditamos serem individuais, estão conectados a uma rede de pensamentos em escala universal. Por isso, o nosso estado de equilíbrio é fundamental, pois, quando praticado, ele se reflete para outras mentes, gerando elos de perfeita sintonia e harmonia!

Por UCNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário